Capivara Solidária da FACERES é parceira de campanha “Natal Invisível”, destinada às pessoas em situação de rua de São José do Rio Preto-leia mais em

Capivara Solidária da FACERES é parceira de campanha “Natal Invisível”, destinada às pessoas em situação de rua de São José do Rio Preto

A FACERES, por meio do projeto Capivara Solidária, é parceira na ação: “Natal Invisível”, destinada às pessoas em situação de rua em São José do Rio Preto, realizada pela ONG RP Invisível com intuito de devolver o sentimento acolhedor e familiar que essas pessoas em situação de vulnerabilidade costumavam ter.

A ação será realizada no dia 20 de dezembro . Serão oferecidos serviços de barbearia, assistência médica e psicológica, música e almoço. São esperadas 200 pessoas em situação de rua, com trabalho e apoio de 50 voluntários.

Com o auxílio do professor Araré Carvalho, a FACERES foi convidada para participar do evento, envolvendo o Centro Acadêmico Dra. Patrícia Cury, Projeto Capivara Solidária e Liga de Humanização. A ação de Natal começou com uma atividade na disciplina Diversidade e Pluralidade na Saúde, do professor Araré, em que os alunos puderam conhecer um pouco da realidade dos moradores de rua e o trabalho da ONG RP Invisível. “Os acadêmicos faziam entrevistas com o público alvo da ação para saber como eles, enquanto estudantes de medicina, poderiam ajudá-los. Essa campanha é uma forma de colocar em prática empatia tão necessária para a atividade médica.”, afirma Araré”.

Estudantes e professores do curso de medicina da FACERES irão participar do evento como voluntários no atendimento médico às pessoas em situação de rua. Para isso, os alunos serão capacitados pela professora Cristiane Spadacio através de uma reunião pelo Zoom. “A intenção do atendimento é ampará-los, caso haja necessidade de acompanhamento do paciente fora do evento, verificaremos a possibilidade de encaminhar para a UBS Santo Antônio. Meu papel é construir com eles um conhecimento sobre essa temática, o que podemos fazer enquanto faculdade de medicina para contribuir com o Natal Invisível”, explica Cristiane.

O Centro Acadêmico Dra. Patricia Cury e o Projeto Capivara Solidária irão fornecer kit de autocuidado ao público-alvo, contendo pasta de dente, escova de dente, álcool gel, sabonete, absorvente, camisinhas e pente.

A ONG RP Invisível tem a tradição anual de levar a essência do Natal para as pessoas em situação de rua, que estão longe de suas famílias ou até mesmo foram abandonados. Pensando nisso, o evento conta com o patrocínio do Bar e Restaurante La Cancha, o qual irá fornecer comida, bebida e sobremesa. Além disso, estarão presentes psicólogos, cabelereiros, músicos e voluntários. Todos serão presenteados com panetone, máscara e kit de autocuidado. 

“É muito gratificante pra nós fazer essa parceria, o RP Invisível é uma ONG muito conhecida pelo seu trabalho em Rio Preto e sei que vamos aprender muito com eles. E é de extrema importância mostrar para os alunos um novo olhar sobre as pessoas em situação de rua. Todos eles têm algo a nos ensinar, nos contar e agradecer”, diz Lorena Silvestre, coordenadora do projeto Capivara Solidária, da FACERES.

Doações

Os voluntários ajudarão a montar kits de higiene no dia 20 de dezembro. Os kits serão formados por álcool em gel, máscara, preservativos, escova e pasta dental, sabonete, pente e absorvente. Além disso todos serão presenteados com panetone e máscara.

Também têm 150 camisetas produzidas especialmente para a campanha, que estão sendo vendidas pelo valor de R$50,00, metade do valor paga a produção e metade é destinada à ação Natal Invisível.

Quem quiser adquirir a camiseta poderá entrar em contato com Débora da ONG RP Invisível – 17  98820-9996.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *