Cultivo de orquídeas e temperos traz relaxamento e alivia tensão

Cultivo de orquídeas e temperos traz relaxamento e alivia tensão

A todo momento ouvimos as orientações de ficar em casa, fazer o isolamento social, se cuidar, usar máscaras, passar álcool em gel, etc.

Estamos vivemos uma modificação significativa em nossas vidas. O mundo mudou drasticamente em um piscar de olhos. Um simples passeio, ir à escola, ou ao trabalho, práticas do dia a dia que o indivíduo muitas vezes não valorizava por ser comum e habitual tornaram-se objeto de conquista da maioria dos seres humanos.

E como preencher o dia? Como deixar esses tempos de pandemia mais suaves? Uma dica de especialistas é mexer com a terra. Cultivar flores ou temperos poderá trazer tranquilidade e leveza para esses dias tão nebulosos.

Segundo Deolanda Garcia Rodrigues, do Orquidário Rio Preto cultivar orquídeas é extremamente prazeroso e fácil.

“Basta pegar a muda já plantada, cuidar, dar um pouco de luz, irrigar duas ou três vezes por semana, e se tiver condições adubar uma vez por mês fica melhor ainda,” explica Deolanda.

Mesmo para quem mora em apartamento, é possível cultivar essa beleza de flor. As orquídeas podem ser plantadas em vasos ou em árvores.

Importante encontrar um local que tenha a ventilação e luminosidade ideais.

A orquídea é uma flor que agrada à maioria das pessoas. Ela deixa o ambiente mais bonito, alegre, é uma flor que ajuda na decoração, renova o ambiente, dá energia boa.

O Orquidário Rio Preto possui mais de 30 mil espécies diferentes, entre raras, híbridas, mudas e adultas, distribuídos em uma área de mais de 30 mil metros com diversas estufas.

Uma outra dica é cultiva temperos. Ou criar uma pequena horta, ainda que more em apartamento. Para cultivar espécies como manjericão, cebolinha e tomate, você precisa de um pouco de espaço e luz natural. 

Adriana Ferrarini, psicóloga, resolveu se arriscar no plantio de orquídeas e temperos.

“Com o isolamento social, minhas atividades ficaram bem reduzidas e resolvi plantar orquídeas e começar uma horta na sacada do apartamento. Por enquanto são poucos vasos, mas pretendo aumentar esse hobby. Mexer com plantas me acalma, distrai e tira a ansiedade, sem contar que deixa a casa mais bonita e as refeições mais saudáveis”, explica Adriana.

Opções boas para vasos: rúcula, manjericão, tomate cereja, alecrim, hortelã, morango, cebolinha, pimentão, salsa, coentro e alface, orégano, alecrim e tomilho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *