FACERES, Acaba De Ser Reconhecida Pelo SAEME(Sistema De Acreditação De Escolas Médicas),leia mais em

A faculdade de medicina FACERES, localizada em São José do Rio Preto/SP, acaba de ser reconhecida pelo SAEME (Sistema de Acreditação de Escolas Médicas),  órgão que avalia as escolas médicas de todo o Brasil, através de um processo de autoavaliação, norteado por indicadores de qualidade, que permitem a identificação de áreas de fragilidade na oferta de ensino, que necessitem de aprimoramento e áreas de excelência a serem compartilhadas com outras instituições de ensino.

O curso de medicina é avaliado a partir de aspectos como o seu contexto e política institucional, projeto pedagógico, programa educacional, corpo docente e discente e ambiente educacional.

O resultado da autoavaliação é validado pela apresentação de evidências e pela visita de uma equipe de avaliadores externos. O instrumento de avaliação do SAEME se propõe a contribuir para o aprimoramento da oferta de ensino, direcionando uma autoavaliação institucional. Esse processo permite a identificação de áreas ou aspectos de excelência educacional e de áreas que necessitem de aprimoramento.

Existem hoje 349 escolas médicas em todo o país, algumas contam com a acreditação do SAEME, sendo poucas faculdades particulares de medicina, no estado de São Paulo. O instrumento de avaliação do SAEME se propõe a contribuir para o aprimoramento da oferta de ensino, direcionando uma autoavaliação institucional. Esse processo permite a identificação de áreas ou aspectos de excelência educacional e de áreas que necessitem de aprimoramento.

Dr.Toufic Anbar Neto, diretor da faculdade diz que essa certificação é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela coordenação, professores e administrativo da instituição. “Estamos sempre em busca da excelência, os próximos passos são o reconhecimento por outras entidades científicas estrangeiras e a inclusão no teste de progresso europeu.

A certificação do SAEME é promovida pela ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica) e CFM (Conselho Federal de Medicina – entidade que reúne todos os Conselhos Regionais de Medicina).

Em decorrência dessa acreditação, a FACERES recebeu também o reconhecimento pela WFME – World Federation of Medical Education (Federação Internacional de Escolas Médicas).

O curso de medicina da FACERES, criado em 2012, atinge com essa certificação, um patamar alcançado por poucas escolas médicas do Brasil: reconhecida pelo MEC, ABEM, CFM, AHA (Associação Americana de Cardiologia) e WFME. Para o diretor da faculdade, as certificações sinalizam que o trabalho está na direção correta. “É um parâmetro de que estamos no caminho certo para oferecer uma formação médica de excelência”, finaliza Dr. Toufic.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *