Simpósio online chama atenção para saúde mental e impactos causados no período de pandemia-leia mais em

Simpósio online chama atenção para saúde mental e impactos causados no período de pandemia

Evento gratuito é promovido por alunos do curso de medicina FACERES em parceria com Projeto Samadhi, Ligas e Centro Acadêmico

Depressão, ansiedade e aumento do uso de álcool, são comportamentos e hábitos notados por especialistas que apresentaram crescimento durante a pandemia da Covid-19.  A saúde mental ganhou protagonismo no dia a dia das pessoas e tem chamado a atenção até da Organização Mundial da Saúde.

De acordo com a OMS, 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) convivem com o transtorno tem ansiedade.

Diante de tal cenário, além da saúde física, é necessário dar uma atenção especial também para a saúde mental, que pode sofrer com crises de ansiedade e picos de estresse, o que, consequentemente, pode afetar também o sistema imunológico.

Levando em consideração o cenário atual e os efeitos psicológicos, estudantes do curso de medicina da FACERES, em parceria com Projeto Samadhi, Ligas e Centro Acadêmico, promovem no dia 05 de dezembro, o Simpósio: “Saúde Mental em Tempos de Covid-19”.

“A ideia surgiu devido ao impacto que a pandemia está causando sobre a saúde mental das pessoas, levando a uma situação de estresse, ameaça, ansiedade e desconforto emocional, o que levou muitas pessoas em todo o mundo, a aumentar o consumo de álcool e drogas, levando a Organização Mundial da Saúde, ainda em abril, a recomendar que os países limitassem a venda de bebidas”, explicam os organizadores.

Segundo a professora Fernanda Quessada, com o surgimento da Covid-19, as pessoas tiveram que se adaptar a uma nova rotina de vida, causando um impacto na saúde mental da população. Falar sobre Mindfulness como ferramenta para combater transtornos e atingir inteligência emocional é muito importante.

“A prática da Atenção Plena (Mindfulness), tem uma abordagem científica. São práticas onde as pessoas podem aprender a lidar com as experiencias da vida de forma diferente, facilitando autogestão da própria saúde mental”, explica a palestrante e professora Fernanda Quessada.

O evento online, gratuito e aberto ao público tem o apoio do Projeto Samadhi, Centro Acadêmico Patrícia Cury e das Ligas Acadêmicas de Oncologia, Psiquiatria e Saúde Mental, Inovação em Medicina, Medicina Intensiva, Psiquiatria.

Os palestrantes são especialistas em psicologia, saúde mental, meditação e psiquiatria:

– Fernanda Quessada (Psicóloga) – “Mindfulness como ferramenta para combater transtornos sociais e atingir o a inteligência emocional”;

– Renato Abritta Zacarias (Instrutor de Meditação) – “Ampliação do acesso a meditação pelas plataformas digitais”;

– Luz Armenta Palomino (Psiquiatra) – “O uso de álcool e drogas durante o período de quarentena”;

– Jéssica Scacalossi Goulart (Psiquiatra) – “Depressão e ansiedade na pandemia”.

Os organizadores explicam que o objetivo é apresentar ao público algumas técnicas para focar no momento presente e reduzir sensações negativas de ansiedade e estresse como meditação e mindfulness: “O Simpósio voltado para sociedade com ferramentas para combater temas como na pandemia”.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas podem ser feitas através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScw73jPxWsfaCTzZkzOKskUmPdPG-Se1dHOjo-t9-qucNIAdA/viewform

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *